"Raios de Luz"


quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Santos Anjos da Guarda

«Que grande e belo é este mundo visível! Mas o mês de Outubro é um mês onde esta visão se apaga num momento, lembrando ao nosso espírito que há outro mundo, um mundo invisível, porém tão real como o que percepcionam perto de vós.
 
A Igreja celebra, a 2 de Outubro, a festa dos Santos Anjos Custódios. São os habitantes desse mundo invisível que nos rodeia. São os guardiões da Providência de Deus. Não disse Cristo dos meninos que foram sempre tão queridos para o Seu coração puro e amante: “Os seus Anjos contemplam sem cessar o rosto de Meu Pai que está nos Céus”?
 
E quando os meninos se fazem adultos, são abandonados pelos seus Anjos? Certamente que não. ‘Cantemos os Anjos guardiões dos homens - diz a Liturgia de hoje – e companheiros celestes que o Pai deu à sua frágil criatura, para que não sucumba perante os inimigos que rodeiam’. Este mesmo pensamento é recorrente nos escritos dos Padres da Igreja.
 
Cada um, por humilde que seja, possui um Anjo da Guarda para velar por ele. São espíritos gloriosos, puros, magníficos, encarregados de velar cuidadosamente sobre vós, para que não se apartem de Cristo, Vosso Senhor. E não só querem defendê-los contra os perigos que surgem ao largo da caminhada, mas mantêm-se de uma forma activa ao seu lado, alentando as suas almas quando se esforçam por subir cada vez mais alto para a união com Deus.
 
(…) Não podemos deixar de exortar-vos a despertar e avivar a vossa percepção do mundo invisível que vos rodeia, “porque as coisas visíveis não existem senão por certo tempo, enquanto as invisíveis são eternas” , e a manter relações familiares com os Anjos que são tão constantes no seu cuidado pela vossa salvação e santidade.
 
Assim passarão – e Deus o quer - uma eternidade de felicidade com eles; aprendei a conhecê-los desde já. Que os Anjos levem a nossa oração até ao trono de Deus e possam, pela intercessão da sua gloriosa Rainha, trazer-nos graças abundantes da parte do nosso Divino Salvador.»
 
(Papa Pio XII, Outubro de 1958)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics