"Raios de Luz"


quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Acto de entrega ao Imaculado Coração de Maria - 1982

A vida do Papa João Paulo II está intimamente ligada à Virgem Santíssima, tal como podemos constatar no lema do seu pontificado: "Totus Tuus". De facto, o Sumo Pontífice teve sempre uma particular devoção à Mãe de Deus, mas o grande acontecimento que está ligado à vida do Santo Padre e a Nossa Senhora foi o atentado ocorrido a 13 de Maio de 1981, na Praça de São Pedro.

Ao passar pela multidão que calorosamente o acolhia e saudava, o Santo Padre foi alvejado, tendo ficado em perigo de morte. Um ano depois, a 13 de Maio de 1982, João Paulo II dirigia-se a Fátima para agradecer o facto de Nossa Senhora o ter protegido do brutal ataque.

«O sucessor de Pedro - dizia o Papa João Paulo II na sua homilia em Fátima - apresenta-se aqui também como testemunha dos imensos sofrimentos do homem, como testemunha das ameaças quase apocalípticas, que pesam sobre as nações e sobre a humanidade. E procura abraçar esses sofrimentos com o seu fraco coração humano, ao mesmo tempo que se põe bem diante do mistério do Coração: do Coração da Mãe, do Coração Imaculado de Maria.»

O agora Beato João Paulo II tomou consciência do poderosíssimo poder da Virgem Maria e de como, no Seu Coração de Mãe, o aflito encontrava consolo e amparo. Sabendo pois da contínua necessidade de entrega da Humanidade ao Coração Virginal de Maria, fez um Acto de entrega, do qual vale a pena meditarmos nalguns excertos:

«À Vossa protecção nos acolhemos, Santa Mãe de Deus - Ao pronunciar estas palavras da antífona com que a Igreja de Cristo reza há séculos, encontro-me hoje neste lugar escolhido por Vós, ó Mãe, e por Vós especialmente amado. Estou aqui, unido com todos os Pastores da Igreja e pronuncio as palavras deste Acto, no qual desejo incluir, uma vez mais, as esperanças e as angústias da Igreja no mundo contemporâneo.»

A vida da Igreja e da humanidade foi assim novamente entregue ao Coração de Maria Santíssima, aquele donde brota um amor profundo e é mediador de todas as graças. Que bom seria, que no nosso dia-a-dia fossemos capazes de entregar as nossas vidas a este coração materno e cheio de amor por nós, pecadores.

Em jeito de oração, terminamos esta meditação com as palavras do Papa João Paulo II:


Confiando-Vos, ó Mãe, o mundo, todos os homens e todos os povos,
                        nós Vos confiamos também a própria consagração em favor do mundo,
depositando-a no Vosso Coração materno.

Oh, Coração Imaculado! Ajudai-nos a vencer a ameaça do mal
que tão facilmente se enraíza nos corações dos homens de hoje e que,
nos seus efeitos incomensuráveis,
pesa já sobre a nossa época e parece fechar os caminhos do futuro! 
Da fome e da guerra, livrai-nos! 
Dos pecados contra a vida do homem desde os seus primeiros instantes, livrai-nos! 
Da facilidade em calcar aos pés os mandamentos de Deus, livrai-nos! 

Acolhei, ó Mãe de Cristo, este clamor carregado do sofrimento de todos os homens! Carregado do sofrimento de sociedades inteiras! 
Que se revele, uma vez mais, na história do mundo,
a força infinita do Amor misericordioso!
Que ele detenha o mal! Que ele transforme as consciências!

Que se manifeste para todos, no vosso Coração Imaculado, a luz da Esperança!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics