"Raios de Luz"


quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Francisco e Jacinta, duas candeias que Deus acendeu

A Igreja vai assinalar amanhã a festa litúrgica dos Beatos Francisco e Jacinta Marto, Pastorinhos de Fátima. No Santuário, os dias de hoje e de amanhã vão celebrar estas duas crianças com momentos de oração e de reflexão, num momento em que se espera pela sua canonização.

«Para a canonização dos Beatos Francisco e Jacinta Marto é necessária a nossa oração: oração para que, se for essa a vontade de Deus, seja reconhecido um milagre que permita a sua canonização», escreve o Reitor do Santuário, Padre Carlos Cabecinhas, no editorial da edição deste mês da ‘Voz da Fátima’.

Segundo ele «isto não significa que a santidade dependa de milagres; significa apenas que a Igreja exige esse sinal, porque uma das dimensões da função dos santos na vida da Igreja é a intercessão».

«Celebremos festivamente os Beatos Francisco e Jacinta Marto, deixemo-nos estimular pelo exemplo das suas tão breves mas tão intensas vidas e não nos esqueçamos de pedir ao Senhor a sua canonização e de invocar a sua intercessão por nós», acrescenta o sacerdote.

O processo foi iniciado oficialmente em 1952 e levou à beatificação dos dois irmãos em Fátima, a 13 de maio de 2000, numa celebração presidida pelo Papa João Paulo II.

Desde esse ano, até 1979, decorreu a fase diocesana do processo de beatificação, altura em que foi entregue na Congregação dos Santos, no Vaticano, numa altura em que «não eram possíveis processos de canonização de crianças de tão tenra idade que não fossem mártires».

«Também nisto, os Pastorinhos fizeram história», escreve o Reitor do Santuário de Fátima.

A festa litúrgica de Francisco e Jacinta Marto é celebrada anualmente a 20 de Fevereiro, no aniversário da morte da Beata Jacinta.

Em Fátima, as celebrações começam às 21h30 de hoje, com a recitação do Terço, na Capelinha das Aparições, seguindo-se a procissão e oração na Basílica de Nossa Senhora do  Rosário, onde estão os túmulos com os restos mortais dos dois Beatos.

Para amanhã está prevista nova recitação do Terço às 10h00, e procissão para a Basílica da Santíssima Trindade, com os ícones dos Pastorinhos e Missa, às 11h00, com a bênção das crianças.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics