"Raios de Luz"


sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Domingo VI do Tempo Comum

O Evangelho do VI Domingo do Tempo Comum apresenta-nos Jesus a falar sobre a Lei. Poderia achar-se que Jesus veio abolir a antiga Lei pela qual o povo hebreu regia a sua vida, no entanto o próprio Senhor diz que não vem regular a lei mas sim dar-lhe a sua plenitude.

Depois de ter anunciado os grandes princípios da nova lei, nas bem-aventuranças, Jesus aprofunda o espírito dos mandamentos dados ao povo de Deus por Moisés. Não é só um cumprir material, mas sim dar-lhes o espírito de amor. Não basta, por exemplo, não matar; é preciso também evitar palavras de ressentimento ou de desprezo para com o próximo.

A coerência é, sem dúvida, uma realidade que não pode ser negligenciada por um cristão. Hoje ouve-se muita gente defender a 'liberdade das mulheres' no uso do seu próprio corpo, no entanto, com essa atitude, proíbem outros seres humanos de nascer.

É importante que estejamos atentos à autoridade de Jesus. Quantas vezes procuramos substituir a verdade de Deus pelas supostas “verdades” que afloram nos grandes meios de comunicação?

Diz Jesus: «A vossa linguagem deve ser: ‘Sim, sim; não, não’». O cristão é chamado a ser transparente e simples. Não podemos usar da linguagem do 'nim' muitas vezes usada por cristãos frouxos que se vergam à força do Maligno. Devemos saber dizer sim àquilo que Jesus nos ensina e propõe e não às falácias do Demónio!

E nós, como observamos os Mandamentos? Com o espírito do Antigo Testamento no qual se faziam as coisas por serem lei e por serem obrigatórias ou com um espírito de amor e devoção, tal como Jesus convida no Evangelho deste Domingo?

Porque vamos nós à Missa? Porque é um preceito?


Peçamos a Deus a Graça de vivermos verdadeiramente os Seus mandamentos e termos uma linguagem que seja clara. Que Nossa Senhora, Aquela que escolheu a melhor parte e que soube sempre fazer a vontade de Deus e viver segundo os mandamentos, nos ajude na nossa caminhada terrena a sermos cristãos de verdade, vivendo no Amor de Deus.


PROPOSTA DE CÂNTICOS PARA A MISSA:

Entrada: Sede a rocha - CEC II 33 [partitura]
Salmo: Ditoso o que anda na lei do Senhor [partitura]
Comunhão: Se cumprirdes os meus mandamentos - OC 231 [partitura]
Pós-Comunhão: Vós sereis meus amigos - NCT 128 [partitura]
Final: Louvai, louvai o Senhor - J. F. Silva [partitura]

CEC II - Cânticos de Entrada e de Comunhão, vol. II

NCT - Novo Cantemos Todos
OC - Orar Cantando

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics