"Raios de Luz"


sábado, 7 de dezembro de 2013

Ó Maria concebida sem pecado!


Apareceu em seguida um grande sinal no céu: uma Mulher revestida do sol, a lua debaixo dos seus pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas’ (Ap 12,1)


Antes de mais nada, a mulher do Apocalipse é Maria mesma. Ela aparece ‘vestida de sol’, isto é, vestida de Deus:  a Virgem Maria, de facto, é toda circundada pela luz de Deus e vive em Deus. Esse símbolo da veste luminosa claramente expressa uma condição que diz respeito a todo o ser de Maria: Ela é a ‘cheia de graça’, repleta do amor de Deus.

(…)

Essa mulher tem sob os Seus pés a Lua, símbolo da morte e da mortalidade. Maria, de facto, está plenamente associada à vitória de Jesus Cristo, seu Filho, sobre o pecado e a morte; é livre de qualquer sombra de morte e totalmente repleta de vida. Por uma graça e um privilégio singular de Deus Omnipotente, Maria também deixou a morte para trás, superou-a. E isso manifesta-se nos dois grandes mistérios da sua existência: no início, o ter sido concebida sem pecado original e, ao final, o ter sido assumpta em alma e corpo ao Céu, na glória de Deus.

Na visão do Apocalipse há uma outra peculiaridade: sobre a cabeça da mulher vestida de sol há ‘uma coroa de doze estrelas’. Esse sinal representa as doze tribos de Israel e significa que a Virgem Maria está no centro do Povo de Deus, de toda a comunhão dos santos. E, assim, essa imagem da coroa de doze estrelas introduz-nos na segunda grande interpretação do sinal celeste da ‘mulher vestida de sol’: além de representar a Nossa Senhora, esse sinal personifica a Igreja, a comunidade cristã de todos os tempos.

(…)

Enquanto Maria é Imaculada, livre de toda a mácula de pecado, a Igreja é santa, mas, ao mesmo tempo, marcada pelos nossos pecados. Por isso, o Povo de Deus, peregrino no tempo, dirige-se à sua Mãe celeste e pede o Seu auxílio;

Maria ajuda-nos a ver que há uma luz para além do manto de névoa que parece envolver a realidade. Por isso, também nós, especialmente nesta ocasião, não cessamos de pedir com confiança filial o Seu auxílio:

Oh Maria, concebida sem pecado, ora por nós que a Ti recorremos.
Ora pro nobis, intercede pro nobis ad Dominum Iesum Christum!


8 de Dezembro de 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics