"Raios de Luz"


quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

A Imaculada Conceição

«Todo o ser humano que vem a este mundo é marcado pelo pecado original. Não se nasce com pecado pessoal, mas já se nasce, pelo simples facto de ser humano, marcado com a tendência humana de se colocar no lugar de Deus, como centro da própria vida. É desta situação de pecado e desordem, chamada de pecado original, que Cristo nos veio salvar.

A Virgem Maria, por pura graça de Deus, foi preservada desta cadeia de pecado. Porque o Pai A predestinou eternamente para ser a Mãe do Salvador, Aquele que tira o pecado do mundo, preservou-a de todo o pecado em previsão dos méritos que viriam da cruz de Jesus.

Assim, desde o primeiro momento em que foi concebida no ventre de Santa Ana, fruto de uma relação sexual normal e natural entre esta e São Joaquim, Nossa Senhora foi poupada de toda contaminação dessa fragilidade humana. É importante notar que a Imaculada Conceição é fruto da pura graça de Deus. 

Maria é a primeira a ser salva, mais salva que qualquer um de nós, mais devedora a Cristo que todos nós. 

Se Jesus nos arrancou da lama do pecado, no caso da sua Mãe, nem sequer deixou que a "lama" A atingisse! Mais que em qualquer outra criatura, a graça salvífica de Cristo Jesus se manifestou na sua Mãe, a Virgem Maria.


Neste sentido, a Imaculada Conceição de Nossa Senhora é como a aurora luminosa, cujos primeiros raios, prenunciam o Dia da Salvação, que é Cristo, o nosso Deus. O tempo do Advento é, pois, um tempo muito propício para celebrar este mistério.
 
Jesus não salva somente os que viveram durante a Sua vinda a este mundo ou depois dela; salva toda a humanidade que O acolhe. A graça de sua acção salvífica, na força do Espírito Santo, atinge todas as épocas. A Imaculada Conceição é um claríssimo exemplo desta realidade».

Dom Henrique Soares da Costa

PROPOSTA DE CÂNTICOS PARA A MISSA - 08 de Dezembro

Entrada: Desde toda a eternidade [partitura]
Salmo: Cantai um cântico novo [partitura]
Ofertório: Quem é Aquela que surge [partitura]
Comunhão: É celebrada a vossa glória, ó Maria [partitura]
Pós-Comunhão: Salvé, Esposa Imaculada! [partitura]
Final: Salvé, Nobre Padroeira [partitura]

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics