"Raios de Luz"


sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo

No próximo Domingo, em que se celebra a Solenidade de Jesus Cristo – Rei do Universo, o episódio que relata o Evangelho tem lugar no Calvário.

É muito oportuno que a Festa de Cristo-Rei seja enquadrada precisamente no Calvário. Diante da tentação de força e poder político, Jesus reina a partir da Cruz. A Sua coroa é de espinhos. O Seu ceptro e manto púrpura são motivo de escárnio, em vez de respeito e veneração.

Ao lado da Cruz estava um pecador arrependido, o bom ladrão (conhecido como Dimas), que conseguiu ver algo do mistério de Jesus e humildemente pediu que Nosso Senhor Se lembrasse dele quando entrasse no Seu Reino. A realeza de Cristo, que brota da morte no Calvário, culmina no evento da ressurreição e é inseparável dela.



Jesus ressuscitado diz aos discípulos para irem pelo mundo, em Seu nome, dando-lhes a missão de ensinar e baptizar, evangelizando todos os povos.

Não é por acaso que o ‘Ano da Fé’ termina na Solenidade de Cristo Rei. Um dos objectivos deste Ano foi fazer crescer os cristãos na Fé da Igreja e, consequentemente, prepará-los para uma ‘Nova Evangelização’.

O Catecismo da Igreja Católica explica a relação que existe entre a evangelização dos povos, pedida por Jesus, e a Sua Realeza universal:

«O dever de prestar a Deus um culto autêntico diz respeito ao homem individualmente e socialmente. (…) Os cristãos são chamados a ser a luz do mundo. A Igreja manifesta assim a realeza de Cristo sobre toda a criação, e em particular sobre as sociedades humanas». (CIC, 2105)

O reinado de Jesus Cristo começa aqui na terra. No entanto, este reinado não tem nada de terreno, transcendendo todas as limitações humanas, uma vez que aponta para o caminho de santidade a que somos chamados e que culminará na eternidade do Céu. 
 
PROPOSTA DE CÂNTICOS PARA A MISSA
 
Entrada: Sobre um Trono - CEC II, pág. 147-149 [partitura]
Salmo: Iremos com alegria [partitura]
Ofertório: A Vós, Senhor, pertence a honra e o poder - NCT 190 [partitura]
Comunhão: Cristo é o Primogénito - Pe. M. Luís [partitura]
Pós-Comunhão: Jesus Cristo, ontem e hoje - CEC I pág. 72,73 [partitura]
Final: Christus vincit - CEC II 149 - [partitura]
 
CEC I - Cânticos de Entrada e Comunhão, vol. I
CEC II - Cânticos de Entrada e Comunhão, vol. II
NCT - Novo Cantemos Todos
 



Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics