"Raios de Luz"


sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Fiéis Defuntos

Orações pelos defuntos
Se no dia 1 de Novembro celebramos a Igreja Triunfante e a glória dos que já estão no Paraíso, no dia seguinte, a 2 de Novembro recordamos e rezamos pelos irmãos da Igreja Padecente que, tendo terminado a vida terrena, ainda sofrem no Purgatório enquanto não estão completamente purificados para entrar na glória do Céu.

Diz-nos o Catecismo da Igreja Católica: «Os que morrem na graça e na amizade de Deus, mas não de todo purificados, embora seguros da sua salvação eterna, sofrem depois da morte uma purificação, a fim de obterem a santidade necessária para entrar na alegria do Céu» (CIC, 1030).

Ao contrário do que se pensa, o Purgatório não é um lugar de castigo, mas de uma intervenção da misericórdia de Deus. Assim, o Purgatório deve ser considerado como um estado de temporário e doloroso afastamento de Deus, um ‘fogo de amor’ (cit. Santa Teresa do Menino Jesus) no qual são apagados os pecados veniais e é extinta a inclinação para o mal que o pecado deixou na alma dos que partiram.

O convite à oração pelos irmãos defuntos feito pela Igreja fundamenta-se na realidade da Comunhão dos Santos. Pela solidariedade espiritual dos baptizados, são oferecidas preces, esmolas, boas obras, sacrifícios e, de uma maneira especial, Missas pelas almas do Purgatório.

Somos convidados a rezar todos os dias pelos que já partiram, mas em especial no dia da Comemoração dos Fiéis Defuntos. Em jeito de conclusão, deixamos as palavras do Papa Bento XVI sobre este grande mistério da morte:


«Tudo acaba, todos neste mundo estamos de passagem. Só Deus tem vida em Si mesmo, Ele é a Vida. Que a tradicional pausa diante dos túmulos dos nossos defuntos seja uma ocasião para pensar sem temor no mistério da morte e cultivar aquela constante vigilância que nos prepara para a enfrentar com serenidade. A Virgem Maria, Rainha dos Santos, a quem agora com confiança filial nos dirigimos, nos ajude nisto».


PROPOSTA DE CÂNTICOS PARA A MISSA:

Entrada: Dai-lhes, Senhor, o eterno descanso - NCT 411

Ofertório: Se tiverdes em conta os nossos pecados - NCT 670 [partitura]

Comunhão: Quem come a Minha carne e bebe o Meu sangue - NCT 422

Pós-Comunhão:  Felizes os mortos que morrem no Senhor - R. Soares [partitura]

Final: Todos aqueles que o Pai me deu virão a Mim - NCT 423

Procissão para o Cemitério: Nós Te rogamos, Senhor - NCT - 668


NCT - Novo Cantemos Todos


Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics