"Raios de Luz"


sábado, 30 de novembro de 2013

Exposição da Terceira parte do Segredo de Fátima

Na tarde de hoje, 30 de Novembro, foi inaugurada no Santuário de Fátima a exposição «Segredo e Revelação» , na qual estão expostas partes de manuscritos da Irmã Lúcia, entre os quais a descrição visão que integra a terceira parte do Segredo de Fátima.

Este manuscrito foi enviado directamente do Arquivo Secreto da Congregação para a Doutrina da Fé - Vaticano, com autorização concedida pelo Papa Francisco no passado mês de Junho. De salientar que este documento estava na posse da mesma congregação desde 4 de Abril de 1957.

Na exposição é possível ler excertos originais dos interrogatórios feitos aos videntes aquando das Aparições, assim como alguns escritos que hoje estão compilados nas  Memórias da Irmã Lúcia.

De entre as várias secções da exposição que o peregrino pode visitar, estão também alguns relatos de momentos históricos do século XX para a Igreja e para o Mundo, como o Regicídio de D. Carlos em Portugal (1908), a I e II Guerras Mundiais, o Concílio Vaticano II, o atentado ao Papa João Paulo II e a revelação oficial da terceira parte do Segredo de Fátima, no ano 2000.


Em lugar de destaque, com o selo de lacre da Santa Sé, encontra-se o famoso manuscrito que relata o martírio do «Bispo vestido de branco» juntamente com os fiéis que com ele sobem a «escabrosa montanha» encimada pela cruz. Nas paredes que rodeiam o local onde o manuscrito está exposto, podem ser vistas imagens que retratam episódios marcantes na vida da Igreja no último século, mostrando aos visitantes, a"Via-Sacra da Igreja ao longo do século XX", tal como referiu o então Cardeal Ratzinger no ano 2000.


Para além dos vários documentos expostos, é possível observar alguns objectos que fazem parte também da história do Santuário de Fátima, nomeadamente uma batina pertencente ao Papa João Paulo II, uma custódia e uma relíquia do Santo Lenho.

Quase no final da exposição pode ser contemplada uma pintura de um autor francês que reproduz todo o Segredo de Fátima, desde a Visão do Inferno, passando pela forma de evitar a condenação eterna, através da Devoção ao Coração Imaculado de Maria, retratando ainda a Paixão da Igreja e o triunfo dos justos.

Aconselhamos todos os devotos de Fátima e apaixonados pela sua Mensagem a visitar esta exposição que certamente servirá para conhecer toda a profundidade do conteúdo teológico que estas Aparições revelam ao mundo.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics