"Raios de Luz"


quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Domingo XXIX do Tempo Comum


O Evangelho deste XXIX Domingo do Tempo Comum insere-se num discurso escatológico sobre a vinda gloriosa de Jesus Cristo, no final dos tempos.


Na primeira parte, Jesus conta uma parábola, seguida da sua aplicação teológica. Os personagens centrais dessa parábola são uma viúva e um juiz. A viúva passava a vida a queixar-se do seu adversário e a exigir justiça; mas o juiz, “que não temia Deus nem os homens”, não lhe prestava qualquer atenção. No entanto, o juiz acabou por fazer justiça à viúva, a fim de se livrar definitivamente da sua insistência importuna.

Com esta parábola Jesus quer ensinar que, se um juiz prepotente e insensível é capaz de resolver o problema da viúva por insistência, quanto mais Deus não escutará os "seus eleitos que por Ele clamam dia e noite e iria fazê-los esperar muito tempo?”.

Na verdade, com muito mais motivo Deus – que é rico em misericórdia - defenderá sempre os mais fracos e fragilizados pelo pecado e pelas dificuldades  e estará atento às súplicas dos seus filhos.

Às vezes, parece que Deus não ouve as nossas súplicas, não atende os nossos pedidos ou não percebe o nosso tempo. No Seu silêncio, podemos chegar a pensar “mas onde está Deus quando precisamos”?

Ora, Nosso Senhor tem o Seu projecto, o Seu plano e o Seu tempo próprio para intervir. A nós, fiéis, resta-nos ter fé, moderar a impaciência e confiar que Ele não nos está a abandonar nem está ausente ou insensível aos nossos problemas. Apenas tem um plano que nós, humanamente, não conseguimos compreender.

O Evangelho termina com uma pergunta inquietante de Jesus: «Quando voltar o Filho do homem, encontrará fé sobre a terra?»

Cabe-nos a nós fazer com que, quando Jesus voltar para julgar os vivos e os mortos, ainda encontre fé neste mundo, ou seja, ainda encontre almas orantes e vigilantes, pessoas que apesar deste aparente “silêncio de Deus” não desistiram de confiar n’Ele e permaneceram constantes na oração.

Se dermos nas nossas vidas um testemunho coerente de Fé, transmitindo-a aos outros, estaremos certamente a contribuir para, quando Jesus voltar como Justo e Misericordioso Juíz, ainda encontre a fé que Ele mesmo transmitiu aos Apóstolos e que a Igreja anuncia ao mundo inteiro.
PROPOSTA DE CÂNTICOS PARA A MISSA:
Entrada: Chegue até Vós, Senhor - NCT, 213 [partitura]
Ofertório: Vimos trazer, Senhor  - CT, 91 [partitura] 
Comunhão: Tudo o que pedirdes na oração - CEC II, pág. 52 [partitura]
Pós-Comunhão: Eternamente cantarei o amor do nosso Deus - Taizé [partitura]
Final: Como é admirável Senhor - NCT, 257 [partitura]

CT - Cantemos Todos
CEC II - Cânticos de Entrada e de Comunhão, vol. II
NCT - Novo Cantemos Todos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics