"Raios de Luz"


sábado, 26 de outubro de 2013

Noite de Oração dos jovens da Vigararia de Mafra

Os jovens da Vigararia de Mafra reuniram-se ontem, dia 25 de Outubro, na Igreja de São Pedro, na Ericeira, para a Noite de Oração que marca o início do Ano Pastoral.
A vigília, presidida pelo Padre João Vergamota, teve como tema ‘Aprender a aprender’  e iniciou-se com a visualização de um filme, no qual um aprendiz de olaria tentava aperfeiçoar a cada dia as peças de barro que ia moldando.
Mas só com a perseverança e com a ajuda do mestre, imitando-o, é que o aprendiz conseguiu moldar o barro para de maneira a construir uma peça digna de ser apreciada.
Após um cântico, o Pe. João dirigiu aos jovens algumas palavras acerca de como Deus nos propõe que nos deixemos moldar poe Ele, tal como o barro nas mãos do oleiro:
«Deus propõe-nos sempre uma conversão, uma mudança de vida. É preciso um 'cara-a-cara' com Ele nos Sacramentos, principalmente na Confissão. Todos nós, até os Santos, precisamos de ser modelados. Por exemplo, São Pedro traiu Jesus e depois acabou por ser o primeiro entre os Apóstolos, porque se deixou modelar por Nosso Senhor».
Seguidamente, o Pe. João falou na única condição para que esta modelagem de Deus seja eficaz: é preciso nós deixarmos:
«Nosso Senhor é capaz de fazer tudo de novo e até com mais valor do que aquele que tinha antes! É preciso ver na nossa vida coisas que é preciso mudar. fazemos esforços. No entanto, muitas vezes não conseguimos. Mas Deus pode mudar mesmo! Nós temos de acreditar nisso, confiar n'Ele e deixarmo-nos modelar por Ele».
Após estas palavras, os jovens foram convidados a buscarem um pouco de barro e moldarem com as suas mãos algum objecto. Assim, saíram as mais variadas formas das mãos dos jovens, desde crucifixos, dezenas do Terço, globos a simbolizar o mundo abraçados por uma cruz, vasos…


Ficou claro que podemos, de facto, moldar a vida conforme a vontade de Deus, mas só com a ajuda d’Ele e não pelos nossos esforços.
No final, após algumas preces e as palavras finais do Pe. João, cada jovem pôde ficar com um objecto para assim se recordar desta grande maravilha de Deus que nos quer moldar para vivermos conforme a Sua vontade, para um doía chegarmos ao Céu. Assim O deixemos actuar nas nossas almas!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics