"Raios de Luz"


domingo, 13 de outubro de 2013

Noite de 12 de Outubro em Fátima

Alguns elementos da JMV Sobreiro estão a participar no encontro "Com(o) Maria nos damos a Deus", encontro promovido pela Juventude Mariana Vicentina de Portugal e cujo programa se cruza com o da Peregrinação Internacional Aniversária de 12 e 13 de Outubro.

Antes de se abeirarem da Capelinha das Aparições para o início oficial da Peregrinação, os nossos jovens foram até à Capela do Santíssimo Sacramento e meditaram na segunda aparição de Nossa Senhora:
Nossa Senhora disse a Lúcia: “Eu nunca te deixarei. O meu Imaculado Coração será teu  refúgio e o caminho que te conduzirá até Deus”. Como peregrinos de Fátima, os jovens são convidados a escutar as palavras que Nossa Senhora dirigiu a Lúcia naquele 13 de Junho e a entendê-las como dirigidas também si.

Após a oração pessoal junto de Jesus Sacramentado, os nossos jovens foram até à Capelinha das Aparições para aí, juntamente com muitas centenas de peregrinos, dar as boas vindas ao Cardeal Secretário de Estado do Vaticano - D. Tarcisio Bertone - e assim iniciar oficialmente a Peregrinação Internacional Aniversária.

Das palavras iniciais do Cardeal, retemo-nos nestas: «A profecia de Fátima, apesar de se cumprir cabalmente no século XX, está longe de ter terminado. A Igreja caminha, tal como na visão, para o Monte do Calvário e continuamente o sangue dos mártires continua a ser derramado. Como nos lembra a parábola, o trigo e o joio crescem juntos, isto é, no mundo de hoje, a graça e o pecado crescem juntos. (...) Fátima é um apelo ao amor. Olhando o exemplo e confiando na intercessão dos beatos Francisco e Jacinta e da serva de Deus irmã Lúcia, ofereçamo-nos para aceitar as provações que o Senhor nos envia».

A Mensagem de Fátima está longe de ter terminado. Nossa Senhora, em 1917 pediu aos Pastorinhos que se rezasse muito pela conversão dos pecadores e pelo Santo Padre. Oração, penitência e reparação são as atitudes principais que a Virgem Santíssima nos pediu em Fátima.

Após a recitação do Terço e da Procissão das Velas para o altar do recinto, teve início a Missa comemorativa da Dedicação da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Na homilia, D. Tarcisio Bertone disse aos peregrinos:

«Queridos peregrinos de Fátima, comemoramos hoje a Dedicação desta Basílica há 60 anos, esta que é a 'Casa da Mãe', à qual os peregrinos acorrem para o encontro com o Seu Filho. Esta Basílica tem a sua origem na pedra angular que é Cristo. A sacralidade de Jesus verdadeiro Deus e verdadeiro Homem chama-nos a fazer parte do Templo de Deus.


Cada um de nós pergunta-se sobre a verdade e a profundidade da sua ligação com Jesus. Porque podemos participar em muitos actos religiosos mas sendo apenas espectadores. Para acolher Jesus, é preciso fazer como Zaqueu, abandonando-nos em Deus. Enquanto não vivermos no abandono em Jesus, não podemos afirmar que conhecemos Jesus e n'Ele o Pai.
E continua dizendo:

«Nesta noite, não rezamos cada um por si nem em segredo, mas como um povo que segue Cristo Ressuscitado, apoiado na Palavra de Jesus que são luz para os nossos passos. O beato Francisco Marto passava muitas horas em oração, junto de 'Jesus escondido', imerso em Deus e profundamente feliz. Dizia ele à sua irmã, beata Jacinta Marto e à sua prima:  "Esta gente fica tão contente só por a gente lhe dizer que Nossa Senhora mandou rezar o terço e que aprendesses a ler! O que seria, se soubessem o que Ela nos mostrou em Deus, no Seu Imaculado Coração, nessa luz tão grande!" (Memórias, 127).

A nossa visão só é possível com a luz do sol, mas os nossos olhos não consegue fixar directamente o sol. Mas podemos olhar fixamente a lua que está associada a Nossa Senhora - «a candeia de Nossa Senhora». A Virgem Maria é a imagem da Igreja Triunfante, da Jerusalém Celeste, sinal de consolação e esperança.
Queridos peregrinos, olhai para Maria, invocai-A e imitai-A porque ela é sinal e presença do amor de Deus!»

Confiantes nas palavras do Legado Pontifício, procuremos também nós sermos anunciadores da Mensagem de Fátima na nossa vida e ver em Nossa Senhora, a presença de Deus.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics