"Raios de Luz"


domingo, 6 de outubro de 2013

JMV Sobreiro em defesa da Vida

A JMV Sobreiro dedicou o dia de hoje à Oração pela Vida. Tal como já tínhamos referido anteriormente, o grupo organizou-se para ir até Lisboa, junto à Clínica dos Arcos, para rezar, agradecendo o dom da Vida e pedindo ao Senhor que livre o nosso país do flagelo do aborto.

O dia começou bem cedo, com a celebração da Santa Missa na Igreja do Sobreiro. No adro da igreja foi elaborado um placar com imagens da gravidez, desde a concepção até ao nascimento do bebé. Com este apelo, o grupo de jovens procurava sensibilizar quem passava de como, em qualquer fase da gestação, a interrupção da gravidez mata um bebé que pode ser muito pequenino, mas é uma vida, é dom de Deus.

Habitualmente o grupo de jovens coloca na igreja uma frase relacionada com a Liturgia de cada Domingo, de forma a sintetizar o que a Palavra de Deus nos diz.  No entanto, como hoje, a pedido do Exmo. Dom Manuel Clemente - presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, em todas as igrejas do país os católicos foram convidados a assinar a petição "Um de nós" que pede a discussão das leis que atentam contra a vida, a JMV Sobreiro achou por bem fazer um apelo maior a toda a comunidade, escolhendo a frase: Mãe do Autor da Vida, livrai-nos do flagelo do aborto!

Após a Missa o grupo rumou até Lisboa para participar na Campanha de Oração pela Vida. Alguns elementos já tinham passado pelo local, no entanto hoje foi a vez de irem quase todos os elementos do grupo. À chegada, fomos recebidos por duas senhoras que estavam em oração e que ficaram muito felizes por ver jovens ali, a um Domingo de manhã, para rezar.

Durante as duas horas que o grupo esteve por lá, rezámos o Terço, meditando nos mistérios gloriosos e com intenções relacionadas com a vida e com aqueles que sofrem com o aborto, não só os bebés não nascidos, como também as mulheres que muitas vezes, mesmo contra a sua vontade, são obrigadas pelos familiares ou pelos maridos a fazer este acto tão cruel.

Entre cada mistério, fomos cantando cânticos relacionados com o dom da vida que vem de Deus e não nos cabe a nós tirá-lo a quem quer que seja. Após a oração do terço, que terminou com o canto do Salve Regina e com a Ladainha de Nossa Senhora, rezámos outra oração, que pede ao Senhor e à Virgem Maria perdão e intercessão pelas mulheres, pelos bebés não nascidos e pelos profissionais de saúde que erradamente incitam a este acto.

O tempo que estivemos em oração foi de tal forma profundo que depressa chegamos ao final das duas horas sem dar conta. Mas antes de sair, uma das voluntárias que estava na casa passou-nos o telefone. Ao telefone era a "simpática senhora" que tinha acolhido dois membros do grupo na passada Quarta-feira. A Ana Amaral, apesar de não poder estar connosco hoje, tinha deixado para o grupo os "pins" com os pézinhos de um bebé com dez semanas de gestação. Muito obrigado Ana! A oração e a defesa da vida já nos fez amigos.

Ao sair, rezámos a oração do Angelus e terminámos com um cântico que faz parte do repertório do nosso grupo coral, com o qual em jeito de oração, terminamos o nosso testemunho:

A Ti, ó Mãe do Salvador
Eu peço com fervor
Ouve a minha oração
Faz com que os homens na terra
Ponham um fim à guerra.
Eu sei que há jovens a sofrer
Crianças sem comer
Adultos sem amor
Reza por todos por favor
Avé Maria.

Salvé Rainha. Mãe de Misericórdia
A Ti clamamos. Avé Maria.

Só tu, podes orar por nós
Erguendo a tua voz
sobre a da multidão
E um dia seremos todos irmãos
Avé Maria.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics