"Raios de Luz"


quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Evangelho do XXVIII Domingo do Tempo Comum

No próximo Domingo, o Evangelho mostra-nos dez leprosos que se apresentam-se diante de Jesus e dos discípulos e exclamam: “Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!”. Além de causar naturalmente repugnância pela sua aparência e de infundir medo de contágio, o leproso, naquele tempo, era considerado impuro, a quem se atribuíam pecados especialmente graves e maldições. Por isso, o leproso não podia sequer entrar na cidade de Jerusalém, para não a conspurcar.

Este episódio dos dez leprosos (que é exclusivo de São Lucas) tem como objectivo fundamental mostrar Jesus como Deus que Se fez carne para trazer a salvação a todos os homens. A presença de um samaritano no grupo indica que essa salvação oferecida por Deus não se destina apenas a um grupo restrito de pessoas, mas a todos os homens que acreditam em Jesus, que O querem seguir e se aproximam d’Ele dizendo com humildade e confiança: “Jesus, tem compaixão de nós!”
Com o relato de só um dos leprosos ter voltado atrás, «glorificando a Deus em alta voz, e prostrando-se de rosto em terra aos pés de Jesus, para Lhe agradecer», São Lucas quer também mostrar que quem encontra Jesus deve dar graças por esse dom de ter reconhecido o Salvador.
Na verdade, nem Deus Pai nem Jesus Cristo precisam dos nossos louvores e agradecimentos. Nós, no entanto, precisamos cada vez mais de reconhecer que nada conseguimos se continuarmos entregues a nós mesmos e a confiar apenas nas nossas capacidades humanas. Por isso, Jesus questiona: «Não foram dez os que ficaram curados? Onde estão os outros nove? Não se encontrou quem voltasse para dar glória a Deus senão este estrangeiro?»
Quantas vezes desprezamos os dons de Deus? Quantas vezes Lhe agradecemos as Suas maravilhas? Quando Deus nos concede uma graça, quantas vezes ficamos tão entusiasmados que, com frequência, nos esquecemos de Lhe agradecer?
Isto acontece porque a nossa Fé é frouxa. E a Fé é muito mais do que acreditar em Deus! Aquele leproso que voltou atrás e agradeceu a Jesus era um homem de Fé, pois além de ter acreditado n’Ele, reconheceu-O como o Seu salvador, prostrando-se em reverência. «Levanta-te e segue o teu caminho; a tua fé te salvou».
Uma “fé de favores” é uma fé utilitarista, pois falta o reconhecimento prático daquilo que professamos. Jesus pede muito mais aos Seus fiéis! Vamos pedir que ele nos conceda uma Fé forte, constante, que se revele nas nossas atitudes e que nos livre de acreditarmos somente n’Ele e nas Suas promessas tendo em vista unicamente o nosso bem.

PROPOSTA DE CÂNTICOS PARA A MISSA

Entrada: Salvai-nos Senhor, nosso Deus - F. Lapa [partitura]
Ofertório: Povo Santo, a Ti consagrado - A. Oliveira [partitura]
Comunhão: Os ricos empobrecem - CEC II, pág. 127 [partitura]
Pós-Comunhão: Hino do Centenário das Aparições de Fátima, estrofes 9 e 13 [partitura]
Final: Avé de Fátima - NCT, 702 [partitura - harmonizado]

CEC II - Cânticos de Entrada e Comunhão, vol. II;
NCT - Novo Cantemos Todos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics