"Raios de Luz"


quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Domingo XXX do Tempo Comum


No próximo Domingo,  Jesus ensina, por meio de uma parábola, como devemos rezar, apresentando as posturas bem diferentes do fariseu e do publicano. 

O fariseu é o modelo de um homem irrepreensível face à Lei, que cumpre todas as regras e leva uma vida íntegra. Evidentemente, está contente  - e tinha razões para isso - por não ser como o publicano que também está no Templo e dá graças a Deus por isso.

O publicano era o modelo do pecador público. Pratica injustiças e não cumpre os preceitos da Lei. Aliás, ele tem consciência da sua indignidade, pois a sua oração consiste apenas em pedir: «Meu Deus, tende compaixão de mim que sou pecador!».

Jesus explica, no final do Evangelho que publicano se reconciliou com Deus e o fariseu não. Porquê? Para ensinar que, apesar de o homem viver mergulhado no pecado, Deus, pela Sua misericórdia infinita e sem que o homem tenha méritos, pode salvá-lo. O problema do fariseu é que pensava ganhar a salvação com o seu próprio esforço.
Jesus alerta-nos para a falsa ideia de que a salvação não é um dom de Deus, mas uma conquista do homem, ou seja, se o homem levar uma vida irrepreensível, Deus não terá outro remédio senão salvá-lo, premiando-o pelo seu bom comportamento.

Aqui está o perigo da auto-suficiência, de acharmos que podemos tudo por nós próprios. Em última instância, podemos chegar ao ponto que as nossas virtudes serão suficientes para nos salvarmos eternamente.

Este Evangelho coloca, fundamentalmente, o problema da nossa atitude face a Deus. Se, por um lado, Nosso Senhor conta com a nossa colaboração para que cheguemos um dia à salvação eterna, por outro pede-nos que nos deixemos auxiliar pela Sua Graça.
Ele sabe bem a fragilidade de que somos feitos e nós temos de perceber que precisamos da Sua ajuda, através da Igreja, para chegarmos à meta definitiva, o Céu.
PROPOSTA DE CÂNTICOS PARA A MISSA:

Entrada: Alegre-se o coração - CEC II, pág. 134-135 [partitura]

Ofertório: Onde há caridade e amor - NCT 129  [partitura]
Comunhão: Eu vim para que tenham vida - CEC II, pág. 131-132 [partitura]
Pós-Comunhão: Quem quiser ser grande no meio de vós - NCT 555 [partitura]
Final: Ide por todo o mundo - NCT 355 [partitura]
CEC II - Cânticos de Entrada e Comunhão, vol. II
NCT – Novo Cantemos Todos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics