"Raios de Luz"


segunda-feira, 30 de setembro de 2013

«Os velhos e as crianças são o futuro de um povo!»

«Os povos que não cuidam dos seus velhos e das suas crianças não têm futuro, porque não têm nem memórias, nem promessas! Os velhos e as crianças são o futuro de um povo! Normalmente, o que se faz? Às crianças, tranquilizam-se com um caramelo, com um jogo: “Toma, vai! Faz, faz”. E aos idosos, não os deixam falar, nem dar os seus conselhos: "Elessão velhos, coitados...".

Como os discípulos, desejamos uma Igreja que vá para a frente, sem problemas. Isto pode ser uma tentação. A Igreja do funcionalismo! A Igreja organizada! Mas uma Igreja sem memória e sem promessas de um futuro! Esta Igreja não irá adiante: será a Igreja da luta pelo poder, será a Igreja do ciúme entre os baptizados e muitas outras coisas más que estão lá quando não há memória do passado e nenhuma promessa do futuro.
A vitalidade da Igreja não é dada por documentos e reuniões para fazer planos e fazer as coisas bem. Estas coisas são realmente necessárias, mas não são o sinal da presença de Deus.

O sinal da presença de Deus é este: Nas praças de Jerusalém habitarão velhos e velhas; levando cada um, na mão, o seu cajado, por causa da sua muita idade. E as ruas da cidade encher-se-ão de meninos e meninas, que nelas brincarão’. [Zacarias 8, 4-5]
Os jogos lembram-nos da alegria. E a alegria vem do Senhor. E essas pessoas de idade, sentadas calmamente com a vara na mão, lembram-nos a paz. Paz e alegria: É este o ar da Igreja!»

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics