"Raios de Luz"


terça-feira, 10 de setembro de 2013

JMV Sobreiro em pregrinação ao Vaticano

No passado fim-de-semana, de 6 a 9 de Setembro, a JMV Sobreiro peregrinou até Roma, sendo esta uma iniciativa pensada pelo Grupo no contexto do Ano da Fé que estamos a viver.

A viagem iniciou-se bem cedo, de forma a aproveitar ainda todo o primeiro dia na Cidade Eterna. Chegados a Roma, e depois de se preparar o almoço, percorremos a curta distância de casa até à Praça de São Pedro entoando cânticos Eucarísticos e Marianos. Visitámos a Basílica de São Pedro, tendo rezado pelas nossas intenções, pelas que nos foram recomendadas e pela Igreja junto do túmulo do Beato João Paulo II e do Papa São Pio X. Ao fim da tarde, assistimos à Santa Missa no Altar da Cátedra que foi rezada em latim e italiano e que, apesar de simples, foi acompanhada de um coro masculino que cantou cânticos gregorianos belíssimos.
À saída, na Praça de São Pedro, avistamos o Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé – Dom Gerard Müller - e não perdemos tempo em abordá-lo no sentido de o cumprimentar e tentar que, através dele, pudéssemos realizar um desejo do Grupo: visitar ou rezar um pouco no Mosteiro Mater Ecclesiae, onde Bento XVI vive em recolhimento e para onde já tínhamos enviado uma carta com esse pedido. Após alguns minutos de diálogo, percebemos que não seria de todo fácil… Não vimos o nosso desejo concretizado mas o encontro com este membro da Cúria Romana terminou com uma fotografia de grupo com D. Müller.

O primeiro dia de peregrinação terminou com um jantar tipicamente italiano e uma visita a um dos sítios mais emblemáticos da cidade de Roma: La Fontana di Trevi. Pelo caminho, encontrámos duas Irmãs Franciscanas, não perdendo a oportunidade de lhes oferecer algumas pagelas dos nossos Pastorinhos, os Beatos Francisco e Jacinta, pedindo-lhes que rezassem pela sua canonização.
O dia de Sábado, 7 de Setembro foi longo! Era o dia de jejum, penitência e oração proposto pelo Papa Francisco para pedir o dom da paz para o mundo. Logo de manhã, dirigimo-nos à lindíssima Basílica de Santa Maria Maior para rezar o Terço, na Capela onde está o famoso ícone de Nossa Senhora, ‘Salus Populi Romani’, o mesmo que iria estar nessa noite junto do Papa, na Vigília de oração. Após o Terço, foi rezada a Santa Missa Votiva de Nossa Senhora, Rainha da Paz. Seguidamente, dirgimo-nos à Basílica de São João de Latrão, que não foi visitada na totalidade devido aos preparativos para as ordenações episcopais que ali ocorreriam nessa tarde.

Depois de um leve almoço, rumámos à Praça de São Pedro para podermos conseguir um lugar privilegiado para a Vigília. Enquanto a Praça não era acessível, cantavam-se cânticos marianos em várias línguas. Rezámos o terço com um grupo italiano que, no final, começou a entoar o ‘Avé de Fátima’, para grande emoção de todos os peregrinos de língua lusitana, cujas vozes logo se juntaram às primeiras! Foram momentos inesquecíveis, de união e comunhão, em oração à Rainha da Paz. Durante a espera, fomos ainda interpelados por alguns repórteres de várias partes do mundo que estavam a cobrir o evento em directo, dando testemunho da Fé que temos na força da oração.
Devidamente instalados na Praça de São Pedro – sentados a pouquíssimas filas do Altar! – aguardámos a chegada do Santo Padre. Pelas 19 horas, o Sucessor de Pedro surge e saúda os peregrinos. Logo depois, iniciou-se a Procissão para o Altar com o ícone de Nossa Senhora e foi recitado o Terço do Rosário. A Vigília durou 4 horas, estando a Praça repleta de peregrinos – 100 a 200 mil pessoas – mas o silêncio que se fazia nos momentos de adoração ao Santíssimo Sacramento era impressionante! No fim, o Papa Francisco agradeceu carinhosamente o sacrifício de permanecermos ali com ele todo este tempo: «Obrigado por me terem feito companhia! Boa noite e bom descanso». Foram horas de muito cansaço e alguma fome, mas ao mesmo tempo, únicos e inesquecíveis, um autêntico ambiente penitencial e de oração, tal como desejou o Santo Padre.

Era já perto da meia-noite quando regressámos a casa, agradecendo a Deus a graça de estarmos precisamente neste dia na Sé de Pedro a rezar pela paz no mundo.

O Domingo iniciou-se com uma caminhada até à Praça de São pedro para a oração do Angelus. Nela, o Papa apelou novamente à paz e à não comercialização de armas: «Continuemos com a oração e com as obras de paz! Convido-vos a continuar a rezar para que cesse imediatamente a violência. A busca pela paz é um longo caminho que exige paciência e perseverança! Continuemos com a oração!»
A tarde de Domingo foi passada a visitar o centro de Roma, algumas Praças e igrejas antigas. Assistimos à Missa Dominical na bonita igreja da Santissima Trinità dei Pellegrini, celebrada na Forma Extraordinária do Rito Romano, segundo as disposições do Papa Bento XVI no seu Summorum Pontificum.

O último dia de peregrinação foi mais dedicado à parte cultural. Visitámos os Museus Vaticanos, onde apreciámos as belíssimas obras de pintura e escultura, terminando na Capela Sistina, onde são eleitos os Sumos Pontífices. Seguidamente, houve tempo para a aquisição de algumas recordações perto das muralhas do Vaticano, antes de embarcarmos de novo para Portugal.

Para nós, enquanto Grupo, estes dias de peregrinação à Sé de Pedro foram uma oportunidade de crescimento espiritual, pessoal e, claro, de espírito de Grupo. A grande intenção que deixámos em Roma foi que Nossa Senhora, Mãe da Igreja, interceda por todos os jovens; que sejam sempre e em tudo testemunhas firmes e fiéis da Fé e da Doutrina que esta nossa Igreja Católica propõe ao mundo para a salvação eterna da humanidade!

  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics