"Raios de Luz"


sexta-feira, 20 de setembro de 2013

«Nenhum servo pode servir a dois senhores»

No Evangelho do próximo Domingo, Jesus diz-nos que «nenhum servo pode servir a dois senhores, porque, ou não gosta de um deles e estima o outro, ou se dedica a um e despreza o outro. Não podeis servir a Deus e ao dinheiro».

Como cristãos, devemos servir somente a Deus, que nos garante a felicidade eterna junto d’Ele no Céu, se cumprirmos os Seus Mandamentos. E o primeiro Mandamento é, não por acaso, ‘Adorar a Deus e amá-Lo sobre todas as coisas’.

Na verdade, não podemos cultuar outros deuses, muito menos deuses materiais, como por vezes se vê o culto do dinheiro, do corpo, da fama ou do luxo. Quando damos mais importância a estas realidades materiais, pecamos gravemente por idolatria. Durante as Jornadas Mundiais da Juventude, na sua homilia na Basílica de Aparecida, o Papa Francisco alerta para este perigo: «Hoje, mais ou menos todas as pessoas, e também os nossos jovens, experimentam o fascínio de tantos ídolos que se colocam no lugar de Deus e parecem dar esperança: o dinheiro, o poder, o sucesso, o prazer. Frequentemente, uma sensação de solidão e de vazio entra no coração de muitos e conduz à busca de compensações, destes ídolos passageiros. Queridos irmãos e irmãs, sejamos luzeiros de esperança!»

Obviamente que o primeiro e fundamental Mandamento não nos impede de lidarmos com o dinheiro e com os bens materiais. A atitude cristã face aos bens materiais e ao dinheiro é tê-los como instrumentos que estão ao nosso serviço para nos ajudarmos uns aos outros e não como um fim em si mesmos.

E a nós, o que nos move realmente? Nas nossas vidas, nas relações pessoais, ou nos ambientes profissionais, o que nos motiva a fazer cada vez mais e melhor? O amor a Deus e aos outros, o zelo pelas coisas bem feitas ou, pelo contrário, tentar um aumento de ordenado, promoções e sermos reconhecidos e elogiados?

Peçamos a Nossa Senhora, que sempre viveu desprendida das coisas deste mundo, que nos ajude a ter uma morada no Céu como a nossa maior ambição. Então, viveremos como filhos de Deus e como verdadeiros “luzeiros de esperança” para este mundo!


PROPOSTA DE CÂNTICOS PARA A MISSA

Entrada: Eu sou a salvação do Meu povo OC, pág. 106 [partitura]
Ofertório: Bendito sejas - NCT 251
Comunhão: O Cordeiro de Deus é o nosso Pastor - CEC II, pág. 121-122 [partitura]
Pós-Comunhão: Cantarei ao Senhor - J. Fernandes da Silva [partitura]
Final: Avé, Maria [partitura]

OC - Orar Cantando
NCT - Novo Cantemos Todos
CEC - Cânticos de Entrada e Comunhão, vol. II

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics