"Raios de Luz"


quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Virgem Maria, Rainha do Céu e da Terra

«Hoje celebramos a festa da Santíssima Virgem Maria, invocada com o título: "Rainha". Foi estabelecida pelo Venerável Pio XII, em 1954, no final do Ano Mariano, para o dia 31 de Maio. Mas após a reforma pós-conciliar do calendário litúrgico foi estipulada para oito dias após a Solenidade da Assunção para enfatizar a estreita relação entre a Realeza de Maria e a Sua glorificação em alma e corpo junto ao seu Filho. Na Constituição sobre a Igreja do Concílio Vaticano II lemos assim: "Maria foi assumpta à glória celeste e exaltada por Deus como Rainha do universo, para que fosse plenamente conformada a seu Filho" (Lumen Gentium, 59).

Mas o que significa “Maria Rainha”? É apenas um título como os outros, a coroa, um ornamento como os outros? O que quer dizer? O que significa esta realeza? É uma consequência do seu ser unido ao Filho, do seu ser no Céu, que está em comunhão com Deus. Há uma ideia comum, de rei ou rainha: seria uma pessoa com poder e riqueza. Mas este não é o tipo de realeza de Jesus e Maria. Pensemos no Senhor: a realeza, a condição de rei de Cristo é revestida de humildade, serviço, amor: é, acima de tudo, servir, ajudar, amar.

Maria, através dos séculos, é invocada como uma Rainha celeste do Céu; oito vezes, depois da oração do Santo Rosário é invocada na Ladainha Lauretana como a Rainha dos Anjos, dos Patriarcas, Profetas, Apóstolos, Mártires, Confessores, Virgens, todos os Santos e todas as famílias. O ritmo dessas invocações antigas e orações diárias como a Salvé Rainha, ajuda-nos a compreender que a Virgem Santíssima, nossa Mãe junto a Seu Filho Jesus na glória do Céu, está sempre connosco, no desenrolar cotidiano da nossa vida.

Não deixemos de recorrer confiantes a Ela. Maria não deixará de interceder por nós junto a Seu Filho. Olhando para ela, imitemos a fé, a disponibilidade plena no projecto de amor de Deus, o generoso acolhimento de Jesus. Aprendamos a viver como Maria. Maria é a Rainha do Céu perto de Deus, mas é também a mãe perto de cada um de nós, que nos ama e ouve a nossa voz».

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics