"Raios de Luz"


segunda-feira, 20 de maio de 2013

Pio XII e o Milagre de Fátima

À entrada do Santuário de Fátima, à esquerda da Basílica da Santíssima Trindade, podemos encontrar um monumento dedicado ao Papa Pio XII. Mas porque este Papa, que nunca visitou Portugal, está tão misteriosamente vinculado a Fátima?
 
Eugenio Pacelli, futuro Papa Pio XII, foi sagrado bispo pelo Papa Bento XV, na capela Sistina, exactamente na mesma manhã - pelas 12h00 - de 13 de Maio de 1917, quando a Santíssima Virgem aparecia aos três pastorinhos pela primeira vez, em Fátima.
 
Foi também durante o seu Pontificado que se divulgou o pedido de Nossa Senhora para que o Papa consagrasse a Rússia ao Seu Imaculado Coração, efectuada em 1952 mediante a carta apostólica “Sacro vergente anno”, embora não tenha sido em conjunto com todos os bispos do mundo, como tinha pedido a Virgem Santíssima.
 
A 13 de Maio de 1946, enviou o Cardeal Masella, como Legado Pontifício, para coroar a imagem de Nossa Senhora que está na Capelinha das Aparições com a coroa preciosa oferecida pelas mulheres portuguesas.
 
Dizia-se, na altura, que Pio XII teria visto o mesmo milagre do sol de Fátima nos jardins do Vaticano, nas vésperas da proclamação do Dogma da Assunção de Nossa Senhora ao Céu em corpo e alma. As dúvidas sobre este episódio desapareceram em Novembro de 2008, quando um dos biógrafos mais conhecidos do venerável Papa revelou um autógrafo, escrito pelo próprio Papa Pio XII a lápis:
 
«Era o dia 30 de Outubro de 1950, antes da vigília do dia, esperado com tantas ânsias por todo o mundo católico, da solene definição da Assunção ao Céu de Maria Santíssima. Pelas quatro da tarde, fazia o meu costumeiro passeio pelos jardins vaticanos, lendo e estudando, como sempre, vários documentos de despacho.
 
Ia subindo desde a praça da Virgem de Lourdes para o topo da colina, pelo caminho da direita que segue paralelo ao longo da muralha. De repente, havendo levantado os olhos dos papéis que tinha na mão, fui surpreendido por um fenómeno que não havia nunca até então visto. O sol, que todavia estava bastante alto, aparecia como um globo opaco amarelado, circundado por um círculo de luz ao redor, o qual, sem embargo, não me impedia de modo algum de mirá-lo fixamente sem causar a mínima moléstia.
 
Só havia adiante uma pequena nuvem. O globo opaco se movia ligeiramente para fora, seja girando, seja vindo da esquerda para a direita e vice-versa. Porém no interior do globo se viam com toda claridade e sem interrupção movimentos fortíssimos.
 
O mesmo fenómeno se repetiu no dia seguinte, 31 de Outubro, e a 1 de Novembro, oitava da mesma solenidade. A partir de então nada mais vi. Várias vezes, nos dias seguintes, à mesma hora e com as mesmas ou similares condições atmosféricas, procurei olhar para o sol para ver se aparecia o mesmo fenómeno, mas foi em vão. Não conseguia olhá-lo sequer por um instante, pois a vista ficava imediatamente cegada.
 
Durante os dias seguintes dei a conhecer o facto a poucos íntimos e a um pequeno grupo de cardeais (talvez quatro ou cinco)… Esta é, em breves e simples termos, a pura verdade».
 
O Pontificado de Sua Santidade Pio XII é mais uma prova de que Fátima está intimamente ligada ao Papado. Por fim, queremos deixar um excerto das palavras do Papa Pacelli dirigiu aos portugueses, num emocionante anúncio radiofónico no dia da coroação da Imagem de Nossa Senhora de Fátima:
 
 
«Coroando a imagem de Nossa Senhora, assinastes, com o atestado de fé na sua realeza, o de uma submissão à sua autoridade, de uma correspondência filial e constante ao seu amor. Obrigastes-vos a trabalhar para que Ela seja amada, venerada, servida à vossa volta, na família, na sociedade, no mundo».

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics