"Raios de Luz"


quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria


Retábulo da Imaculada Conceição
presente na Sala dos Actos
do Palácio Nacional de Mafra
A Igreja celebra no próximo Sábado, dia 08 de Dezembro, a Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria. O dogma da Imaculada Conceição, proclamado a 8 de Dezembro de 1854 pelo Papa Pio IX  na Bula "Ineffabilis Deus", declara a Santidade da Virgem Santa Maria desde o primeiro momento da Sua existência, ou seja, que Ela foi preservada desde sempre da mácula do pecado original, no qual nascem todos os filhos de Adão.

Como todos os dogmas, também a Imaculada Conceição foi a solene proclamação da Fé do povo de Deus, do sentir da Igreja bem como do que nós podemos chamar de 'devoção popular'.  Em Portugal, no dia 25 de Março de 1646, Nossa Senhora  foi proclamada por D. João IV Rainha e Padroeira de Portugal sob o título de Imaculada Conceição.

Podemos pois afirmar que o dogma da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria foi a solene confirmação do mistério central da fé. A Virgem Maria foi pensada por Deus como a mediadora do mistério da Encarnação. Ao acolher a Palavra do Anjo, a Virgem Maria permitiu que o Verbo de Deus assumisse a carne humana. 

A Virgem Maria é a primeira redimida: depois d'Ela e por meio d'Ela, todos são chamados a participar na vitória da Redenção, através do Baptismo, pelo qual o homem é também chamado a ser santo e imaculado na presença de Deus. Não se pense por isso que a proclamação deste dogma veio contrariar o dogma da Redenção de Jesus. A Virgem Maria, antes de ser concebida já tinha sido redimida pelo Seu Filho.

O dogma que a Igreja celebra neste dia já tinha sido 'preparado' por Nossa Senhora. Em 1830,  a Virgem Maria recomendara a Santa Catarina de Labouré a difusão da Medalha Milagrosa, contendo a jaculatória: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós!”.

No entanto, para que não restassem dúvidas sobre o agrado de Deus e da Virgem Mãe com a proclamação desta verdade de Fé, quatro anos após a proclamação do Dogma da Imaculada Conceição, no dia 25 de Março de 1858, em Lourdes, Nossa Senhora aparece à pequena vidente Bernadette Soubirous e depois de estender os braços — como se vê na Medalha Milagrosa —,  juntou as mãos à altura do coração e respondeu: “Eu sou a Imaculada Conceição!”.

No século XX, em Fátima, a Virgem Santíssima recomendou a devoção a Seu Coração Imaculado e prometeu: “Por fim, o meu Imaculado Coração triunfará!”. Esta foi mais uma magnífica confirmação do dogma proclamado pelo Bem-aventurado Papa Pio IX no século XIX.

São Bernardino de Sena, famoso pregador do século XV, dá-nos um exemplo que retrata bastante bem a importância da Imaculada Conceição. “Nenhum filho pode escolher a sua Mãe. Mas se a algum deles fosse dada tal escolha, qual seria aquele que, podendo ter por mãe uma rainha, a quisesse escrava? Ou, podendo tê-la nobre, a quisesse vil? Ora, o Filho de Deus, e Ele tão somente, pôde escolher para Si uma Mãe a Seu agrado. Por conseguinte, deve-se ter por certo que A escolheu tal qual convinha. A Deus que é puríssimo, convinha uma Mãe isenta de toda culpa. Fê-La, por isso, Imaculada”.

Procuremos viver este dia com os olhos postos em Nossa Senhora, Aquela que é isenta de toda a mancha e que soube preservar a graça que Deus Lhe deu. Tentemos pois imitá-La, desejando que na nossa vida sejamos capazes de nos afastarmos do pecado, procurando viver em castidade e obediência a Deus.



Guião com a Liturgia das Horas para a Solenidade da Imaculada Conceição


Proposta de Cânticos para a Missa:
Entrada:  Desde toda a eternidade (Paul Décha / Miguel Carneiro)
Ofertório: Quem é Aquela que surge (M. Luís / Harm: A. Cartageno)
Comunhão: O Trigo que Deus semeou (C. Silva)
Acção de Graças: Ó Sanctíssima (Melodia Siciliana - Autor desconhecido - Latim)
Fim:  Salvé, nobre padroeira (Popular)



Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics