"Raios de Luz"


quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Festa de Natal no Lar de Idosos do Sobreiro


No passado Domingo, dia 09 de Dezembro os utentes do Lar e Centro de Dia do Sobreiro receberam os seus familiares e amigos para celebrar a Festa de Natal. A Juventude Mariana Vicentina do Sobreiro juntou-se aos utentes do Lar para alegrar um pouco a tarde e lembrar a importância do Natal para todas as gerações.

A festa teve início com a sala quase cheia e com um sorriso nos rostos dos idosos. A abertura esteve a cargo do Grupo de Jovens da Achada com umas pequenas cenas de animação, isto porque, o mais importante naquele dia era fazer os idosos sorrir e sentirem-se amados e acompanhados por todos.

Ao Grupo de Jovens do Sobreiro coube a representação do tradicional Auto de Natal, no qual, com o auxílio de alguns elementos do grupo do 10º Volume da Catequese, foram representadas as cenas bíblicas desde a Anunciação do Anjo Gabriel a Nossa Senhora até ao Nascimento de Jesus. A participação do grupo terminou com o cântico popular de Natal "Glória in excelsis Deo", que contou com as vozes de todos os presentes.

A tarde continuou com uma bela representação levada a cabo pelas funcionárias do Lar, com a qual mostraram que o Nascimento de Jesus dá-se nos nossos corações, quando estamos preparados e atentos para O receber e para nos dar-mos aos que mais necessitam de auxílio.
Também os utentes do Lar puderam participar na festa e presentearam a assistência com cânticos de Natal e com alguns poemas.
A festa terminou com um pequeno lanche de confraternização entre as famílias, os grupos presentes e aqueles que dão vida e fazem a história daquela casa. 

No mês passado, o Santo Padre visitou em Roma uma casa de acolhimento de idosos e, como sempre, deixou palavras sábias e nas quais vale a pena meditar e tê-las presentes, não só nas actividades do grupo de jovens, mas também na vida de cada um: «É belo ser idoso! Em cada idade, é preciso descobrir a presença e a bênção do Senhor e as riquezas que contém. (...) A sociedade, dominada pela lógica da eficácia e do lucro, não acolhe os idosos como tal e até os afasta, considerando-os como mão produtivos e inúteis. (...) A qualidade de uma sociedade, quero dizer, de uma civilização, julga-se também no modo como os idosos são tratados e pelo lugar que lhes é reservado na vida comum, Quem dá espaço aos idosos, dá espaço à vida. Quem acolhe os idosos, acolhe a vida»


Neste tempo de preparação para o Nascimento de Jesus Menino procuremos construir no nosso coração um local apropriado para Ele se fazer presente. Tenhamos em conta, nas nossas vidas atarefadas, o exemplo de Nossa Senhora que sabendo que a Sua prima Isabel, já idosa, necessitava do Seu auxílio, partiu em direcção à Cidade da Judeia para a acompanhar. Quem bom seria se cada um de nós dedicasse algum tempo neste Natal àqueles que mais precisam da nossa companhia e do nosso amor.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics