"Raios de Luz"


terça-feira, 27 de março de 2012

Oração da Via Sacra - Sobreiro

No passado Sábado, o Grupo de Jovens organizou uma Via Sacra para toda a comunidade do Sobreiro. Estiveram presentes nesta oração as crianças da Catequese.

A Celebração teve início ao som de um Hino da Liturgia das Horas que convidava a olhar para a cruz do Senhor: "Cruz do Senhor és única esperança, no tempo da tristeza e da Paixão. Aumenta nos cristãos a luz da Fé, sê para os homens o sinal da Paz" .


Em oração, com o ânimo recolhido e comovido, a comunidade foi percorrendo, naquela tarde, o caminho da Cruz. Com Jesus, subiu ao Calvário e meditou no Seu sofrimento, descobrindo como é profundo o amor que Ele teve e tem por cada um.

Ao longo da Via-Sacra, foram-se escutando cânticos que acompanhavam cada momento do caminho feito por Jesus até à cruz, desde a Sua condenação até à morte, passando pelo canto triste e apelativo da Verónica. Tendo por base as leituras bíblicas de cada estação, assim se foram ouvindo cânticos que, mais que embelezar a celebração, convidavam e ajudavam cada um a meditar.

Nem o grupo de jovens, nem a comunidade que estava presente se quis limitar a ter uma compaixão simplesmente ditada por sentimentos frágeis; todos quiseram, sentir-se participantes do sofrimento de Jesus. Viver, acompanhar, sentir como seria aquele caminho de desprezo, angústia, dor, negação e acima de tudo, sofrimento. Sofrimento pelos pecados da Humanidade que brutamente O condenava à forma mais humilhante de morte.

Foi com o desejo de proporcionar um momento de oração e meditação que o grupo foi apresentando encenações das diferentes estações da Via-Sacra que eram acompanhadas por uma passagem bíblica e por uma meditação.

Ao meditar nas catorze estações da Via Sacra, acompanhando Jesus até ao Monte do Calvário, cada um pôde "sentir-se presente" nas palavras da condenação, nos maus tratos dos soldados, no pranto da Virgem Maria.

Por fim, o silêncio... o silêncio da morte.... do Vazio... Um silêncio que guardava em si o peso do sofrimento do Filho de Deus, rejeitado, desfigurado, esmagado debaixo do peso dos pecados da humanidade.

Depois do corpo chagado e glorioso ser colocado no sepulcro, restava uma Cruz vazia levantada no Monte Calvário, uma Cruz que parecia determinar a derrota definitiva d’Aquele que trouxera a luz e que estava mergulhado na escuridão de um sepulcro selado, frio e cavado numa rocha.

A celebração terminou com um momento de oração pessoal, no qual, cada um podia,com Nossa Senhora e as três Marias, pedir a Jesus, Aquele que morreu pelos pecados da Humanidade, a misericórdia que só Ele nos pode dar.

A Cruz não é mais o sinal da vitória da morte, do pecado ou do mal. A Cruz tornou-se um sinal de Vida e de Esperança. Este instrumento de sofrimento e de derrota tornou-se, pela morte de Jesus, o sinal da salvação.


Tudo foi vencido pela Cruz. O Demónio, o pecado, toda a espécie de mal... Tudo foi vencido por Cristo na Cruz.  A Cruz, suportando o Corpo e onde foi derramado o Sangue de Jesus , foi o primeiro altar e dela nasceram as fontes da salvação.


Olhemos para o Madeiro, no qual a Morte se tornou Vida, 
 e peçamos a Jesus que, pela Sua Dolorosa Paixão, tenha piedade de nós e do mundo inteiro.
                                                 Virgem Dolorosa, rogai por nós!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics