"Raios de Luz"


terça-feira, 27 de março de 2012

Celebração Penitencial no Sobreiro

“Vai e não tornes a pecar”


Foi este o apelo feito aos jovens da Vigararia de Mafra que, na passada Sexta-feira, tiveram oportunidade de se confessar na Igreja do Sobreiro, preparando os seus corações e purificando a suas almas para as Celebrações Pascais.

A Celebração Penitencial da Quaresma deste ano de 2012 iniciou-se pelas 21h30 e foi orientada pelo Padre Jorge Sobreiro. Após a nota introdutória e a invocação do Espírito Santo, foi proclamada a Palavra de Deus, na qual se escutou uma leitura do Antigo Testamento e o Evangelho.

Na Leitura escutada, Deus diz, pelo profeta, que nos arrancará o coração de pedra e nos dará um coração de carne. Já no Evangelho, foi lida a passagem da mulher adúltera, que se arrepende e é perdoada por Jesus.

O Padre Jorge, na homilia, recordou a importância deste Sacramento como a obrigação que os católicos têm de receber, pelo menos uma vez no ano, pela Páscoa. Contou que, pouco tempo antes de chegar à celebração, alguém lhe tinha perguntado porque era necessário que nos confessemos. A resposta do sacerdote não podia ter sido mais certeira: “Porque somos de carne e osso”.

De facto, a nossa relação com Deus não se expressa nem se manifesta apenas no plano espiritual. Como seres humanos, dotados de um corpo e de uma alma, tanto uma dimensão com a outra precisa de Deus. E se a alma nos assemelha aos Anjos, o corpo assemelha-nos a Adão, à finitude, ao pecado. Por sermos humanos, “de carne e osso”, é que erramos e pecamos. Pecamos na alma e no corpo, manchando-os com a nossa desobediência aos Mandamentos de Deus e da Igreja e não lhes dando a dignidade que merecem.

Por sermos humanos, pecamos. Mas a Fé faz-nos reconhecer que somos mais do que seres meramente humanos. E se, por sermos humanos, temos esta tendência para o pecado, por sermos católicos temos a obrigação de reconhecer as nossas culpas por termos ofendido a Deus em primeiro lugar e, a seguir, a nós mesmos – no corpo ou na alma – e aos outros.

Este reconhecimento do pecado deve levar-nos ao arrependimento e, por fim, ao Sacramento da Confissão, no qual somos perdoados pelo próprio Cristo. Para nos dar o Seu perdão, Ele apenas nos pede que O amemos, a Ele e à Igreja, rezemos e façamos penitência, por nós que caímos e ainda tivemos força para nos levantar e pelos pecadores que permanecem caídos e mergulhados nas trevas do pecado.

Para dar mais dinâmica à Celebração, foram colocados dois quadros, um de cada lado do altar, em que um deles representava a passagem do Evangelho lido e no outro estava a imagem de Jesus Misericordioso. À entrada da Igreja, cada jovem recebeu uma pedra e era então convidado a deixar essa pedra –o coração endurecido pelo pecado – junto quadro da mulher adúltera quando se fosse confessar e, depois de receber o perdão de Deus, a passar no quadro de Jesus e levar consigo um coração (que estava junto ao quadro), no qual estava inscrita uma oração a Jesus Misericordioso.

Durante as confissões, o Grupo de Jovens foi entoando cânticos para ajudar a criar um ambiente de oração e de convite à penitência.

A Celebração terminou já perto das 01h da manhã, com a bênção dada pelo Padre Jorge, que exortou os jovens a “irem e não voltarem a pecar, para que possam celebrar, devidamente preparados e purificados das faltas, os Mistérios Sagrados da nossa Salvação: Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.”

Assim, o Grupo de Jovens Cristãos do Sobreiro deseja a todos que esta Páscoa seja vivida e celebrada santamente, livres do pecado e reconciliados com Deus e no Amor de Jesus, que nos espera neste Sacramento da Confissão, como Pai Misericordioso que espera pacientemente pelo regresso dos filhos à casa paterna.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics